Livro 100% gratuito
Aprofunde seu conhecimento sobre arquitetura de software com aplicações práticas.
Neste livro você irá aprender sobre conceitos que fazem parte da vida de profissionais seniores na carreira de desenvolvimento e arquitetura de software.
Garanta seu livro
gratuitamente!
Ao se cadastrar, você concorda com os
termos de uso e privacidade da Trybe.

O que você vai aprender?

Todo o conteúdo é proveniente da aplicação prática das tecnologias, conceitos e culturas apresentadas como Java Efetivo, Clean Code, Domain-Driven Design, Clean Architecture e Building Microservices.
A importância de aprender os conceitos ao invés de novos frameworks
A intenção deste capítulo é gerar uma autocrítica em profissionais de desenvolvimento de software sobre muitos assuntos que poderiam ter sido explorados com maior profundidade durante o processo de formação acadêmica.
Tenho lido sobre DDD, para onde devo ir depois?
Sim, você vem desenvolvendo Java ao longo dos anos e já leu muito sobre DDD. Porém, não sabe como aplicá-lo na vida real. Esse capítulo explica a aplicação através de um projeto de desenvolvimento na nuvem com Java.
Clean Code
Temos ciência que realizar um código legível é muito importante. Porém, qual é o impacto disso no ambiente de produção? Como vender consistência de um modelo rico? Afinal, o lombok é amigo ou inimigo do clean code?
Clean Architecture
O objetivo deste capítulo é comentar sobre as camadas existentes dentro de um dos livros mais comentados nesses últimos anos, o Clean Architecture, e entender quando é interessante utilizá-las.
Refatoração
Após alguns anos de estrada, quem desenvolve percebe que passa grande parte do seu tempo lendo códigos que, na maioria das vezes, são escritos por outras pessoas. Neste capítulo você aprenderá a otimizar o tempo de refatoração.
Banco de dados
Muitas das vezes, quando iniciamos um debate sobre SQL (Structured Query Language) e NoSQL no meio técnico, já podemos esperar o surgimento de discussões acaloradas. Neste capítulo vamos te mostrar que não existe motivo para rivalidade.
Arquitetura de microsserviços
Com a popularização da utilização de ambientes de cloud para entrega de software, a arquitetura orientada a microsserviços passou a ser cada vez mais adotada. O quão confortável a comunidade de TI pode se sentir acerca da adoção dessa arquitetura? Neste capítulo você aprenderá por onde começar e terá acesso a lições aprendidas a partir da utilização desse modelo.
Cloud
Uma vez que conversamos sobre DDD, microsserviços, boas práticas, design de código e arquitetura de software, temos embasamento para prosseguir e abordar um dos temas mais discutidos do cenário de tecnologia: computação em nuvem.
Precisamos falar sobre atualizações
Quando planejamos um projeto, no geral, esquecemos de adicionar o fato de que tanto as ferramentas quanto a JVM (Java Virtual Machine) precisarão ser atualizadas com frequência. Mas afinal, qual é o peso de ignorar esse fato? Quais são os impactos em segurança, desempenho e produtividade com essa ação? Este é o tema do capítulo.
Destrinchando performance de aplicações
Muitas empresas deixam o desempenho para depois quando se trata de possíveis problemas de performance que podem ocorrer no ambiente de produção para a fase de testes. Temos o desafio de conciliar uma arquitetura evolutiva juntamente com a engenharia de desempenho ou performance. Isso é o que abordaremos neste capítulo.

Pessoas autoras

Otavio Santana
Staff Engineer
na Xgeeks
Sérgio Lopes
Especialista em TI
no Banco Itaú S/A
Karina Varela
Principal Technical Marketing Manager na Red Hat
Mauricio Salatino
(Salaboy)

Engenheiro de
Software na Camunda
Elder Moraes
Developer Advocate
na Red Hat
Sandro Giacomozzi
Engenheiro de Software
na TOTVS
Francisco Isidro
Professor, Pesquisador
da Universidade
Federal do ABC